Faça você também: Enfeite natalino com reciclagem

 Vamos mostrar o passo-a-passo (PAP) de uma ideia de confeccionar enfeite natalino com sobras de papelão.


Neste caso utilizamos a parte interna de papelão que ficam como resíduo (sobra) de outros papéis. Por exemplo alguns papéis que usamos em casa possuem internamente um rolinho de papelão. Este rolinho pode ser encontrado em papel alumínio, papel absorvente, papel higiênico, plásticos que vem enrolado.
Existem várias coisas em casa que são resíduos recicláveis. 

Passo 1 - Separar material necessário para o artesanato
Foi utilizado como material de confecção de enfeite natalino barbante colorido, mas pode ser qualquer linha, cola, tinta guachê, pincel para pintar, tesoura sem ponta, e 1 rolinho de papel. Também é ncessário para fazer a marcação da linha reta no pepelão que receberá os cortes um lápis e uma régua.

Passo 2 - Pegue o rolinho e faça marcações de 1 em 1 centímetro (cm)

Passo 3 - Risque as linhas retas nas marcações feitas de 1cm em 1cm
 










Passo 4 - Corte nas linhas retas que você riscou com o lápis

 









Cada rolinho de papel pequeno dá para confeccionar dois enfeites.Veja abaixo como era o rolinho e ao lado como ficou as tiras de papelão depois de cortadas:


Passo 5 - pegue 4 tiras cortadas e a cola.
Ilustração da tira de papelão
Passo 6 - em uma tira, bem no meio dela pingue um pouco de cola de cada lado e coloque uma outra tira de papel para grudar em formato de X.
Passo 6 - Irá formar um X









 Passo 7 - formado o X passe novamente a cola no meio e coloque mais uma tira por cima vai ficar como ilustrado abaixo
Passo 7 - a colagem das tiras apresentará este formato
Passo 8 - passe cola na última tira fixada, bem no centro da colagem e coloque a última tira, segure um pouco para que a cola fixe mais. Veja a figura abaixo.

Passo 8 - formato final da colagem


Passo 9 - a colagem esta pronta, pegue a tinta guache e o pincel e pinte a peça. 

Passo 10 -  espere secar um pouco, depois de seco, pegue o barbante em um tamanho não muito pequeno, passe por dentro do enfeite e amarre. 

Está finalizado o enfeite natalino e foi você mesmo que fez!
Passo 10 - trabalho finalizado



Se quizer, seu enfeite pode ganhar um brilhinho ou um diferencial, use sua criatividade. 
É possível grudar miçanguinhas, pregar lantejoula, talvez colar purpurina ou gliter, quem sabe fazer riscos com outra cor de tinta, pode misturar cores, enfim, o que achar bonito e desejar fazer.
cola misturada com gliter para dar um brilhinho



 A importância desta atividade não é acumular resíduos para virar bagunça, mas sim despertar nas pessoas o olhar para o meio ambiente de forma a evidenciar a importância de reciclagem, a importância de gerar menos resíduos na medida do possível, e recusar embalagens desnecessárias!

Os resíduos que separamos algumas pessoas pegam para vender e gerar renda, outras pessoas utilizam para fazer artesanato. 
Você pode fazer artesanato também se gostar, mas se não gostar apenas separe estes materiais que assim você já estará contribuindo com o processo de reciclagem. 

Também é importante o ato de separar os resíduos que podem ser reciclados para que eles não se molhem nem se misturem com os lixos do banheiro ou da cozinha. 

Está sendo implantado no Brasil o Plano de Gerênciamento de Resíduos Sólidos, no qual prevê que todos devem realizar a classificação dos resíduos.

Comece agora a ajudar na separação dos resíduos!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo