O que são enchentes?

As enchentes ocorrem devido a chuvas fortes e contínuas. 
São calamidades que ocorrem quando um leito natural de um recurso hídrico recebe volume de água além do que é capaz de comportar em suas margens e transborda. Os recursos hidrícos podem ser lagos, rios, córregos, mares e oceanos.

Foto: 1*
As enchentes podem ser acarretadas pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que, com a força das águas, são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água. 
Quando chove demais nas áreas urbanas o risco de ocorrer enchentes aumenta porque o solo fica rígido devido aos cimentos, asfaltos e pisos presentes nas construções, assim as águas das chuvas não conseguem se infiltrar no solo. Esse  fator é agravado também se a água não tem para onde escorrer caso os bueiros estejam cheios de sujeira que algumas pessoas jogam no chão e o vento leva esse material para os bueiros e "bocas de lobo" que seriam utilizadas para drenar a água.
Foto: 2*
Além de perdas materiais e desconfortos a ocorrência de enchente pode trazer danos a saúde: transmitir doenças pelas águas como amebíase, cólera, hepatite A, salmonelose, teníase, lepitospirose entre outras.

Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15833
Foto 1*:  http://www.jornallitoraldesaquarema.com.br/site/images/stories/rokstories/asfalto_web.jpg
Foto 2* : http://www.atarde.com.br/arquivos/2009/05/99952.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo