Consumo Consciente: O que são os Três R’s?

A Samorano Consultoria Ambiental estimula em seus colaboradores a refletir a respeito do consumo e da produção diária de resíduos. Desta forma, levamos em consideração os Três R’s!.

Mas o que são estes R’s?!


Fonte: http://funep.org.br/

1º R: Reduzir

Se prestarmos atenção nas compras que realizamos e nos serviços que contratamos, podemos perceber que, muitas vezes, adquirimos muitas coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes. Reduzir significa consumir de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o controle do orçamento, mas também para o meio ambiente!

Por exemplo, muitas vezes trocamos o celular anualmente sem a necessidade. O modelo anterior acaba sendo descartado e poluindo o meio ambiente, graças a presença de metais pesados e tóxicos em seus componentes.
Em casa, o simples fato de fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou o registro do chuveiro enquanto nos ensaboamos já reduz o consumo e evita o desperdício de água!

2º R: Reutilizar

Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isto ocorre, pois tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima. Ao jogarmos algo no lixo, estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente. 

Mas como podemos reutilizar os materiais?
A Água da máquina de lavar pode ser reutilizada para limpar o quintal, por exemplo. Potes de plástico e de vidro podem ser reutilizados e transformados em vasos de planta. Móveis quebrados podem ser consertados... Use a criatividade!

3º R: Reciclar

Com a presença da coleta seletiva cada vez mais acessível, a reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) do lixo orgânico (como os restos de comida). O reciclável deve ser encaminhado para empresas ou cooperativas de trabalhadores de reciclagem, pois serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Além de gerar renda e emprego para pessoas que trabalham com reciclagem, é uma atitude que livra o meio ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos!

Caso seu bairro não seja atendido pela coleta seletiva, existem muitas cooperativas que coletam alguns materiais específicos como lâmpadas, o óleo de cozinha usado, papéis, metais e embalagens. Procure nas redondezas e avise os vizinhos!

Cuidar da natureza é o dever de cada um de nós! 
Converse com vizinhos e familiares, ajude a multiplicar conhecimentos!

Fontes:

SUA PESQUISA. Reduzir, Reutilizar e Reciclar - 3 Rs da Sustentabilidade. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/reduzir_reutilizar_reciclar.htm. Acessado em Outubro de 2016.

SER MELHOR. Os três R's (erres) do consumo consciente. Disponível em: http://www.sermelhor.com.br/ecologia/os-tres-rs-do-consumo-consciente.html. Acessado em Outubro de 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo