11 de janeiro: Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos


Segundo o Ministério do Meio Ambiente – MMA, o dia 11 de janeiro é dedicado ao combate da poluição por agrotóxicos.

Mas, o que são agrotóxicos?    

Agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças ou plantas daninhas que causam danos às plantações. Também podem ser chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos, sem alterar o seu significado.

Mas como estas substâncias podem prejudicar o meio ambiente?

         Quando utilizados ou descartados de maneira incorreta, estas substâncias e suas embalagens são altamente prejudiciais ao meio ambiente.

            Para se ter uma ideia, qualquer embalagem plástica, como as que são recipientes dos agrotóxicos, demoram pelo menos 450 anos para se decompor!

            Não apenas isto, restos de agrotóxicos, na primeira chuva, são carregados para rios, córregos e lagos, contaminando a água. Esta contaminação mata diversas espécies aquáticas e animais que bebem a água contaminada. As águas subterrâneas, como as que são captadas em poços, também são contaminadas por estas substâncias, tornando-as impróprias para consumo humano!


Foto: Exame

Faça sua parte! Lave, guarde e devolva as embalagens de agrotóxicos nos lugares certos!

Fontes:

BRASIL ESCOLA. Contaminação Ambiental por Agrotóxicos. Disponível em:  http://brasilescola.uol.com.br/biologia/contaminacao-ambiental-por-agrotoxicos.htm. Acessado em: 11 de janeiro de 2017.

EXAME. Seis produtos tóxicos que mais ameaçam o planeta. Disponível em: http://exame.abril.com.br/tecnologia/os-6-poluentes-toxicos-que-mais-ameacam-o-planeta/. Acessado em: 11 de janeiro de 2017.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Datas Comemorativas do meio ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/comunicacao/datas-comemorativas. Acessado em 11 de janeiro de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo