16 de Março – Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Arte: sirte.org.br, 2015.

Dia 16 de Março é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data comemorativa foi criada com o objetivo de chamar a atenção da população para as mudanças climáticas de causa antrópica, ou seja, causadas por ação humana.

A Organização das Nações Unidas – ONU realiza periodicamente a Conferencia sobre a mudança climática, na qual reúne os países membros e estabelecem acordos e metas que visam a redução da emissão gases potencializadores do efeito estufa, como o Dióxido de Carbono. A primeira conferência resultou no Protocolo de Kyoto, redigido em 1997, começou a valer em 2005 com validade até 2020.

O clima influencia em todas as ações humanas e é por ela influenciado. No nosso dia-a-dia a gasolina consumida pelo carros emite Dióxido de Carbono no ar, contribuindo para o aquecimento do planeta.

Segundo a ONU, a queima de combustíveis fósseis (Carvão, derivados do Petróleo e Gás), cada vez mais intensa nos últimos 150 anos é a principal responsável pelas mudanças climáticas observadas por cientistas do mundo todo e publicadas através de relatórios pelo IPCC/ONU.

O aumento da temperatura do planeta pode interferir no ciclo das chuvas, por exemplo, causando impactos diretos na agricultura, na captação e reserva de água, na geração de energia, entre outros. Este não é o único impacto! O aumento da temperatura, prejudica também toda a fauna e flora adaptada a determinado clima e regime hidrológico.

Pequenas ações podem ajudar a controlar o efeito estufa, como deixar o carro em casa e utilizar transportes alternativos (ônibus, bicicleta, carona...), plantar árvores nativas, economizar energia, entre outros.

Neste dia procure refletir sobre quais ações produzem impacto no clima e como podemos minimizá-los!

A preservação do planeta e de todos que nele habitam depende de nós!


Referências




http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141102_ipcc_relatorio_fn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo